segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Amor Líquido e a "realidade" virtual...

Estou lendo Amor Líquido, livro do sociólogo Zydmunt Bauman. O cara escreveu uma ruma de livro líquido, mas esse é o primeiro dele que eu leio.

Acontece que esse livro me incomoda sabe. A forma como ele vai apresentando as coisas. Tem uma parte que ele fala sobre as relações interpessoais na era dos celulares e internet. Fala de um novo padrão estabelecido pelas pessoas, o padrão da não-proximidade, ou da proximidade virtual.

Eu vejo isso todo dia sabe. Eu tô na internet todo dia, e me sinto extremamente estranha com 99% das minhas interações. E lendo o livro eu acho que entendi exatamente o que me incomoda nessas interações. Elas são completamente vazias de conteúdo. São sempre conversas amenas, mundanas, bobas, onde não permite que você conheça a pessoa do outro lado e nem ela lhe conheça.

Mas... as coisas podem piorar, e pioram. As pessoas que estão envolvidas com essa nova realidade, simplesmente não estão interessadas em interações que realmente venham a permitir um laço, um envolvimento. É quase uma superproteção.

Esse foi meu maior problema com a foto! Eu quis fazer do contato vazio, alguma coisa preenchida, e ela - a foto - simplesmente não dava conta. Por que isso jã não faz parte - se é que um dia fez - das interações "saudáveis".

Eu entro praticamente todos os dias na internet, tenho orkut, msn, twitter, email, e mais um monte de coisa, uso dois blogs... mas cara eu não sou assim... desde os 13 anos eu sou uma pessoa on line, ja tive namoro virtual e tudo. Mas nunca consegui ser assim.

Eu tenho necessidade de conhecer as pessoas, não apenas trocar pequenas frases com elas no dia a dia sobre a temperatura ou sobre um pedaço da novela ou uma nova música. Eu quero saber quem é a pessoa que tá falando comigo, o que ela gosta, o que ela almeja pra vida dela... e quero que essa pessoa me conheça...

Eu sou uma pessoa extremamente antiquada. Eu posso conhecer pessoas pela internet, mas não aceito que as coisas fiquem por aih. Se vamos bater papo no msn, nossa, topo na hora, mas vamos falar de coisas que falaríamos se estivessemos conversando pessoalmente. E vamos fazer o possivel para que esse pessoalmente aconteça sempre e o mais preve possível.

Desculpa colega, tô fora da vibe do amor líquido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário