quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pessoas!!

Eu gosto de pessoas. Simples assim!
Eu gosto profundamente delas, eu gosto de como elas pensam, eu gosto de como elas se comportam, e de suas complexidades.
Eu olho, eu escuto, eu vejo, eu observo, eu avalio, eu analiso...
É como se cada pessoa no mundo despertasse, em mim, a imensa curiosidade de entender! Entender as circunstâncias que geram e mantém aquela personalidade ou aquele comportamento em particular.
Ok! É capaz de você pensar: "Massa!! Gostar de pessoas é algo muito bom!". Mas qual nada! Não é tão legal assim. Gostar de pessoas faz de mim uma ótima conselheira das pessoas a minha volta. Porque, quando você vê a situação completa, ou o mais completa possível, quando você vê como a teia se forma, fica mais fácil desmanchar o problema ou, pelo menos, saber se tem alguma solução.
Só que isso trás conseqüências estranhas. Compreender demais é defeito! Primeiro porque as pessoas passam a crer que você é um dos membros do oráculo e, por essa razão, não precisa de ajuda com os seus problemas (quando elas conseguem perceber que você tem problemas!). Segundo, porque você vai, aos poucos, deixando de lado comportamentos "negativos" de defesa (raiva, ódio, desejo de vingança). Terceiro, porque, devido ao segundo motivo, as pessoas passam a perceber - de forma consciente ou não - que você é assim e, por isso, fazem "uso" de você: "Ah, ela é tão compreensiva, ela vai entender que era meu momento...". Sendo assim, a super compreensiva (e claro, nem sempre, ou melhor, poucas vezes, sou tão compreensiva assim...), compreende e, com o perdão da expressão, só se fode!!!
Normalmente esse tem sido meu grande entrave nas relações com as pessoas - àquelas que eu tanto gosto -, porque tem sempre uma hora que eu me coloco no lugar da pessoa, mas tanto, tanto, que passo a compreender o que a criatura tá fazendo, porque aquela merda tão grande, porque aquele erro quase imperdoável... daí a tristeza, a raiva, o ódio, ameniza e evapora. Mas a mágoa - aquela danada - e a lembrança - sempre ela - ficam tatuadas.
E é por isso que é preciso ter um certo cuidado com gente assim, que é curiosa, que gosta de entender, que gosta de pessoas, porque você nunca sabe o que pode acontecer quando o carnaval chegar e o sol iluminar todas aquelas tatuagens...

Ai ai.... seria melhor eu gostar só de bichos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário