terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Inviável

Vulgarmente uma relação (amor, paixão...) platônico seria algo que quebra com a sexualidade, contudo, mais cotidianamente falando, seria apenas uma relaçao secreta, guardada. Tudo bem diferente do ideal de Platão. Onde o amor seria puro e pleno sem expectativas erradas, voltado pra virtude, para o pleno.

Ora vamos, relações platônicas são engraçadas porque nascem para permanecer no impossível. Criamos uma infinidade de idealizações que estão baseadas apenas naquilo que queremos/desejamos/esperamos do outro. Nada mais impossível do que isso. Querer que alguém no mundo real (o não-platônico?) satisfaça isso é risível.

Investir e alimentar uma relação que caminha dentro do irreal, e que precisa estar nesse lugar, pode ser tido pelos pragmáticos - e como eu queria ser bem mais pragmática, às vezes - como uma grande perda de tempo. Veja, um gasto de energia, tempo, suspiros, para quando, quem sabe um dia, aquilo cair do irreal para o possível, você perceber que alimentou e se doou pro ser errado.

No mínimo é de dar pena do ser. Porque, coitado, ele apenas é. É o que ele sempre foi e seria. É aquilo que dá pra ser. Você, meu bem, é que criou um ser à parte na sua relação.

Por isso que as relações tidas como platônicas não serão platônicas - rá, mas jamás...

Se o verdadeiro platônico não é formado por interesse, é praticamente um amor fraternal de plena admiração e complação (ok, quem se relaciona com as coisas assim jogue pedras em mim, eu realmente crio expectativas, já disse isso), então não é possível se igualar aquele mundano que tem como materia-prima o oposto.

E não minta... todas as relações "platônicas" (amor, amizade, trabalho...) que você cria - porque, claro, quem cria é você, já falamos sobre isso tb - é na estúpida expectativa de que isso venha a se tornar real um dia.

Então, quando você estiver criando uma linda relação mundanamente platônica, compre logo os lenços, porque você vai ter que chorar as pitangas e lamber as feridas uma hora ou outra.

Não que eu acredite em relação perfeita e sem frustrações. Afinal, duas pessoas diferentes não podem e não vão nunca concordar em tudo, merdas vão sempre acontecer, feridas serão inevitáveis. Mas sabendo administrar, essas feridas serão apenas pequenos arranhões e as frutrações e expectativas poderão ser balizadas em um determinado momento - até quando uma relação "platônica" se torna real.

Assim, não deixe de se relacionar, platonicamente, "platonicamente", de forma real, como um insano estúpito, como um tolo, como um deus... mas se relacione, conheça a raiz dessa relação e vai na fé... siga em frente. A vida é isso afinal. Tudo são relações. Não se poupe nem se prive.

Vai lá, se joga! Depois a gente cuida! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário